terça-feira, 8 de março de 2011

Desabafo de mulher no dia 08 de março

"No Brasil a pobreza tem cara: ela é feminina, está ligada às mulheres". A frase é da presidente Dilma Rousseff, que publicou nesta terça-feira uma mensagem especial para o Dia Internacional da Mulher.
Dilma Rousseff finaliza a mensagem falando em oportunidades iguais para homens e mulheres. "O Brasil que queremos é um país rico, em que mulheres e homens têm as mesmas oportunidades e privilégios, contribuindo juntos para o desenvolvimento e criando seus filhos com dignidade e com orgulho".
Não precisamos de estatísticas para constatar o que nos fala a presidente, basta olharmos em volta. As famílias mais pobres são chefiadas por mulheres, são as mulheres as maiores vítimas da violência doméstica, abuso sexual, as mais oprimidas dos oprimidos, as mais miseráveis dos miseráveis.
Vivemos um novo milênio, um novo cenário tecnológico, científico, mas não conseguimos nos libertar dos velhos preconceitos. Numa sociedade hipócrita, onde o machismo permanece arraigado nas mentes que não conseguem se renovar, muito se fala na valorização da mulher, mas as que ousam ir além do fogão e do tanque, ainda pagam um alto preço, por mais dignas que sejam nossas tarefas domésticas e que desempenhamos tão bem, não é só isso que queremos. Queremos sim cuidar de nossas casas, dos nossos filhos, dos nossos companheiros, por amor e não simplesmente por obrigação, mas queremos estudar, rir, ser alegres, queremos pensar com nossas próprias cabeças, caminhar com nossos pés, não para provar que somos maiores ou melhores, porque não o somos, mas porque Deus nos concedeu o dom de trazer a vida ao mundo e não podemos nos conformar até que cada vida dessas tenha dignidade.
Não é desejo meu e falo também por muitas e muitas mulheres, passar toda nossa existência trancafiadas nos pequenos problemas do cotidiano: “Vida desperdiçada. Vida sem utopias, sem sonhos, sem ilusões. Vida sem vida!”
Tantas ousaram, desafiaram padrões, tiveram coragem de ser diferentes, muitas tem seu lugar ao sol, algumas conseguiram mudar o mundo. Algumas tem cargo de chefia, outras são reconhecidas e bem remuneras, são tantas histórias que nos impulsionam a viver com mais intensidade. Mas enquanto existir desigualdade, preconceito, injustiça, miséria e tantos outros males, não podemos nos aquietar. Temos o dom sublime de ensinar, somos educadoras por excelência e a educação muda vidas, muda o mundo, porque podemos através dela formar mentes e espíritos para serem, antes de tudo, humanos.
Não precisamos ter medo de ser mulheres, bonitas, perfumadas, bem arrumadas, femininas... fortes, destemidas, determinadas, inconformadas com o destino do mundo, tão distante dos planos de Deus. Incompreendidas, subjugadas, mal vistas aos olhos egoístas que só conseguem enxergar seu próprio umbigo, ainda o seremos, mas que ao passarmos por esses desafios, lembremos:
“É preciso que os incomodados vençam os acomodados. E que os inquietos vençam os magoados. E que uma força nova surja a cada dia nascida da coragem de quem não tem medo dos acontecimentos nem espera que eles aconteçam.” (Gabriel Chalita)

MULHERES, NESTE DIA INTERNACIONAL DA MULHER, FAÇO A TODAS UM CONVITE:

“NÃO FIQUEMOS NA PLATÉIA, MAS FAÇAMOS PARTE DO ESPETÁCULO”














Um feliz Dia da Mulher e feliz carnaval para todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário